Projeto Inclusão
O princípio
democrático da educação para todos só se evidencia nos sistemas educacionais
que se especializam em todos os alunos, não apenas em alguns deles, os alunos
com deficiência. A inclusão, como consequência de um ensino de qualidade para
todos os alunos provoca e exige da escola brasileira novos posicionamentos e é
um motivo a mais para que o ensino se modernize e para que os professores
aperfeiçoem as suas práticas. É uma inovação que implica num esforço de
atualização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas
de nível básico.
O motivo que
sustenta a luta pela inclusão como uma nova perspectiva para as pessoas com
deficiência é, sem dúvida, a qualidade de ensino nas escolas públicas e
privadas, de modo que se tornem aptas para responder às necessidades de cada um
de seus alunos, de acordo com suas especificidades, sem cair nas teias da
educação especial e suas modalidades de exclusão.
O sucesso da
inclusão de alunos com deficiência na escola regular decorre, portanto, das
possibilidades de se conseguir progressos significativos desses alunos na
escolaridade, por meio da adequação das práticas pedagógicas à diversidade dos
aprendizes. E só se consegue atingir esse sucesso, quando a escola regular
assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam
em grande parte do modo como o ensino é ministrado, a aprendizagem é concebida
e avaliada. Pois não apenas as deficientes são excluídas, mas também as que são
pobres, as que não vão às aulas porque trabalham, as que pertencem a grupos
discriminados, as que de tanto repetir desistiram de estudar.


